Logo emac Emac
Grupo de Pesquisadores

VÂNIA CRISTINA DA SILVA RODRIGUES


Bacharela em Matemática e mestra em Ciências Matemáticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT) vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) onde atua no Curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFTM). Atua como coordenadora institucional do Programa Residência Pedagógica da UFTM. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atualmente participa como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) e na Rede de Pesquisa sobre Profissão Docente (REPPOD). Tem

Saiba mais

LUZIA DE FÁTIMA BARBOSA FERNANDES


Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2019), mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp, na linha de pesquisa de Educação Matemática (2014) e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Unesp - São José do Rio Preto (2004). Tem interesse em pesquisas nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Educação Financeira Escolar, Práticas de Ensinar e Aprender Matemática na Educação Básica, Formação de Professores que ensinam Matemática, Sociologia da Educação e as relações entre Sociologia e Educação Matemática, com base nos estudos do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Líder do Núcleo de Investigação e Estudos em Educação Matemática, História e Sociologia - NIEMATHS.

Saiba mais

ADEMIR DONIZETI CALDEIRA


Professor Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), Mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992), Doutorado em Educação pela Faculdade de Edcuação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP, 1998) e pós doutoramento na Universidade NOVA de Lisboa em Portugal (2022-2023). Credenciado no Programa de Pós Graduação em Educação da UFSCar (CAPES 6). Tutor do PET Saberes Indígenas da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura (CNPq). Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisas Educação em Fronteiras (EmF); Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GEPEm) e do Observatório de Literacia Oceânica (OLO ) da Universidade NOVA de Lisboa - Portugal. Atuou como Pró-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal

Saiba mais

DENISE SILVA VILELA


Possui Licenciatura em Matemática pela UFMG (1988), especialização em História da Ciência pela Unicamp (1992), mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Unicamp (1996) e doutorado em Educação Matemática pela Unicamp (2007). Desde 2008 é docente da Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Metodologia de Ensino (DME). Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da UFSCar. Líder do Grupo de pesquisa Educação Matemática e Cultura (EMAC) e membro do grupo interinstitucional Phala, da Unicamp. Atua principalmente nas áreas de: Sociologia da Matemática; História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.

Saiba mais

JOSE VILANI DE FARIAS


Graduado em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007). Mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA (2013). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2017). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), atuando no Curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Saiba mais

ESTER FRANCINE ZAMBATE FERNANDES


Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática, mestra em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Egressa do Programa de Educação tutorial - PET - Conexões de Saberes Ciências da Natureza e Matemática. Membro do EMAPS ? Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Práticas Sociais e do EMAC - Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura.

Saiba mais

ANDRESA GISELI PIANE GUIDOTE


Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2023). Graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP (2009) . Atualmente é Diretora Técnica do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino da Região de Catanduva.

Saiba mais

BATISTA MORAES DOS SANTOS


Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Pará (2004), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (2014) e mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2019); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com entrada em 2023. Atualmente é professor da Sala de Atendimento Educacional Especializado - SAEE- pela - Secretaria Estadual de Educação SEDUC-PA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial e Educação Ribeira, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia ativa, conceito de número, estratégias, ensino e formação colaborativa.

Saiba mais

ROSICLEI VOREL


Graduação em Licenciatura em Educação do Campo, nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática, na Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2020). Segunda Licenciatura em Matemática(2022). Especialização em Metodologias no Ensino de Matemática(2022) e Especialização em Metodologias no Ensino de Ciências Biológicas(2022)- UNIASSELVI. Participei do Programa de Iniciação à docência-PIBID Diversidade como bolsista entre 2016-2017, participei do Programa de Monitoria como voluntária no primeiro semestre de 2019, e no segundo semestre participei como bolsista. Atuo como professora de Matemática do Ensino Médio no Estado de Santa Catarina.

Saiba mais

ANDREA GOMES NAZUTO GONÇALVES


Professora-pesquisadora em Educação Matemática. Ministra aulas para o Ensino Fundamental e Médio desde 1993 e para o Ensino Superior desde 2007. Possui licenciatura em Matemática pela Fundação Santo André. Especialista em Educação Matemática pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Possui licenciatura em Letras/Inglês pela FIRP. Mestra em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Doutoranda em Educação, na linha de Educação Matemática, pela UFSCAR. Professora de Matemática do Instituto Federal São Paulo - Campus Boituva. Membro do Grupo de pesquisa Educação Matemática e Cultura (EMAC). Atua principalmente na área de Educação Matemática.

Saiba mais

MARIA EMÍLIA DA SILVA


Mestre em Ciências. Título obtido na pós-graduação de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Uberlândia (2007).Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia(1999).

Saiba mais

Sobre o Grupo